CURSO DE DIVERSIDADE E CIDADANIA - POLO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Fundamentos para a educação na diversidade
Clodoaldo Meneguello Cardoso
Respeitar as diferenças, as particularidades de cada um, é dever de todos e direito adquirido por qualquer ser humano.
Só haverá a plena liberdade quando todos os homens forem iguais, tanto em aspectos sociais, como culturais e econômicos.
Por fim, esta unidade me fez refletir sobre os valores que temos que resgatar nos alunos, que muitas vezes são por simples conversas ou elogios, que podemos resgatar aqueles alunos que muitas vezes estão com baixa auto – estima e desmotivados.
Educação Ambiental na prática educacional
Ana Maria Lombardi Daibém
Jandira Liria Biscalquini Talamoni
Este tema Educação Ambiental confronta uma questão dento da escola, onde nos exigem a prática, mas não nos respaldam e muito menos nos disponibilizam tempo suficiente dentro do cronograma escolar anual para a realização e manutenção dos projetos.
Tozoni- Reis (2003) a educação Ambiental é uma atividade intencional da prática social, portanto uma reflexão de cuidado e preservação do meio ambiente dentro da escola para refletir – se na vida cotidiana.
Acredito que a EAS ( Educação ambiental para a Sustentabilidade) seja o ponto chave para atingirmos o objetivo da Educação Ambiental.
Alguns sites sugeridos:
Disponível em/:http://www.sociedadedosol.org.br/asbc/asbc_online.htm, acesso em: 14. fev. 2010.
Disponível em/:http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_solar ,acesso em: 14. fev. 2010.
Disponível em/:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecovilas, acesso em: 14. fev. 2010.
Disponível em/:http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade, acesso em: 14. fev. 2010.
Educação para as questões de Gênero e Diversidade Sexual
Ana Claudia Bortozzi Maia
Ari Fernando Maia
O sexismo inconscientemente é reforçado pelos educadores com simples ações de mudar objetos de cores de acordo com o sexo da criança, por atitudes supostas como “machistas” e outras.
Muitas das atitudes “machistas” que aprendemos quando criança, reforçamos inconscientemente, muitas vezes em nossos alunos.
A maior parte das obras literárias , livros paradidáticos e didáticos utilizados nas escolas, estão apontando a visão heterosexista, onde o conceito de “ homem e mulher” está frisado nas obras. Geralmente mostra um casal e esta relação sempre é composta por sexos diferentes. Hoje lidamos dia a dia com famílias com composições diferentes, duas mulheres, dois homens, avós cuidando de netos e assim por diante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário