segunda-feira, 29 de março de 2010


O direito de aprender de todos e de cada um


Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

O direito ao acesso a todos á educação é um bom começo para a universalização do ensino, pois o indivíduo letrado é capaz de compreender o seu papel no mundo.

A educação como um direito fundamental só será alcançada quando todos estiverem na escola e o ensino público esteja equiparado com o ensino da elite (particular), permita que o educando tenha acesso aos conteúdos básicos e tenha condições de exercer o seu papel de cidadão, consciente de seus direitos e deveres.

A educação nunca pode ser considerada como neutra, pois de várias formas, intencionais ou não, passam a interferir na vida do homem.

A educação, através de seu método, conteúdo, posicionamento, passa a inserir conhecimentos para o ser humano.

A escola pública ainda não oferece plena cidadania, nem plena educação democrática, mas está caminhando para esse fim. As escolas aos poucos estão exercendo a democracia, abrindo as portas para a família, a comunidade participar efetivamente dentro da escola.

A escola hoje, está em busca de liberdade da opressão que sofre pelas práticas enraizadas do ensino tradicional, a escola busca práticas onde os conteúdos se entrelacem com a vida diária e real dos alunos, busca atividades adaptadas a cada realidade do público alvo que está tentando atingir e conquistar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário