sexta-feira, 5 de março de 2010

Sujeitos e saberes da Educação de Jovens e Adultos


O tema sobre a Educação de Jovens e Adultos foi proveitoso e eficaz, pois uni o útil ao agradável. Atuo na em um Projeto de Alfabetização de Adultos e a montagem coletiva do blog pelos colegas cursistas, foi uma atividade plenamente satisfatória.

Os conteúdos dos materiais postados pelos colegas riquíssimos, a aprendizagem e o encontro de novos conceitos foram alcançados.


Sujeitos e Saberes da Educação do Campo


A educação do campo é um tema pouco discutido, embora a discussão deste assunto seja extremamente necessário e importante. Em primeiro lugar devemos nos embasar no principio, onde todos tem direito á educação.

Uma das características da Educação realizada em regiões rurais é a organização da turma por alunos com idade diversas e com necessidades de aprendizagens e conteúdos diferentes, além do número de alunos elevado para somente um educador e também, muitas vezes, péssimas condições de infraestrutura e material didático.

O conhecimento de mundo dos alunos, sua bagagem , principalmente suas necessidades de ensino, partir do principio de assuntos pertinentes as vivencias e coerentes com os anseios e necessidades dos aluno, trabalhar com temas que sejam interessantes e integrados com as necessidades não só educacionais, mas sociais, culturais e pertinentes a realidade, fazem com que todos os alunos se interessem, se empenhem e abre um leque de possibilidades para o professor trabalhar o mesmo tema, mas proporcionando um processo de aprendizagem distinta para cada aluno.



Sujeitos e Saberes da Educação Indígenas



Os povos indígenas, ditos pelos “brancos” como “povos selvagens”, precisaram adaptar seu modo indígena de viver ao mundo atual, mesmo com seu modo de vida diferenciado, mudaram algumas maneiras de lidar com a natureza, com o passar dos tempos.

Os índios tiveram que se adequar ao mundo do “ branco” e lutar por seu espaço, que antes lhe pertencia e passou a pertencer ao povo branco.

Este trabalho foi muito rico, com informações novas e interessantes sobre as aldeias indígenas, e nunca podemos nos esquecer que eles fazem parte da nossa cultura e estão presentes em nossas raízes e tiveram enorme participação na heterogenização da população brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário